Acredito que se você já investiu em anúncios na internet por conta própria ou contratou uma agência / Freelancer para criar e gerir seus anúncios online e ja deve ter se perguntado se o investimento feito trouxe algum retorno, se as pessoas estão realmente clicando nos seus anúncios e comprando seus produtos no site e se as novas visitas a sua loja são resultados de pesquisas no Google.
Para responder tudo isso é claro que você deve ter buscado ajuda em algumas comunidades e/ou perguntou diretamente para sua agência qual o resultado das suas campanhas, e acredito eu que recebeu um relatório com diversos gráficos e colunas com vários números e acabou se sentindo totalmente perdido.
Para facilitar suas próximas análises e ajudá-lo a olhar esse mar de números de maneira objetiva, listei algumas das principais métricas que os nossos anos de experiências nos mostraram ser as mais simples e importantes.
Impressões
Mostra o número de vezes que seu anúncio foi exibido para as buscas baseadas nas palavras chave configuradas nas suas campanhas. Resumidamente mostra quantas vezes as pessoas viram os seus anúncios em determinado dia, mês ou ano.
Cliques
Representa a quantidade de vezes que as pessoas clicaram no seu anúncio após visualizá-los nas pesquisas do Google ou em sites de parceiros de Pesquisa.
CPC e CPC Médio
O cpc nos mostra o custo de cada clique em nosso anúncio, e também é um dos indicadores mais importantes para identificar desperdícios de orçamento e competitividade no leilão do Google do nicho de mercado da sua empresa.
O CPC médio é o valor que você pagou pelo anúncio dividido pelo total de cliques dele. Resumidamente mostra a média de custo dos seus cliques de acordo com o período em que o relatório foi gerado.
CTR ou Taxa de Engajamento
É o percentual de vezes que as pessoas clicam nos seus anúncios após visualizá-los.
Resumidamente a CTR indica a relevância dos seus anúncios para os potenciais clientes.
Ela nos ajuda a entender melhor se o anúncio está atraindo os usuários certos para o nosso objetivo de negócio ou se precisamos fazer alguns ajustes nos títulos, descrições ou arte criativa dos anúncios.
Conversões
É o indicador chave de muitos anunciantes, ele nos mostra se estamos ou não atingindo nossos objetivos com o Google Ads de acordo com nosso modelo de negócio.
Sem enrolação, as conversões podem ser vendas no seu site (ecommerce), download de App ou Ebook, Ligações feitas pelos potenciais clientes através dos anúncios, cadastros de formulários no seu site ou até inscrições na Newsletter
Taxa de Conversão
A taxa de conversão mostra a frequência média com que uma interação com o anúncio resulta em uma conversão. Ela equivale ao número indicado em “Conversões” dividido pelo número de interações com seu anúncio.
Custo por Conversão
Essa métrica mostra o custo médio de uma conversão e é medida dividindo o custo de cada campanha pelo total de conversões correspondentes.
Custo
O custo é basicamente o quanto foi gasto do seu orçamento total em cada uma das campanhas, palavras chave e conversões. No custo podem entrar valores de cliques inválidos (assunto que abordarei em outro texto).
Estas foram algumas das métricas que geralmente nos orientamos para medir a efetividade de nossas campanhas no Google Ads, é claro que pode ter faltado algumas métricas mas irei escrever sobre elas em breve, pois o Google Ads possui uma infinidade de informações relevantes que se forem bem analisadas podem otimizar muito o seu investimento e melhorar significativamente os lucros do seu negócio.
Quer uma ajuda com a análise de suas campanhas? Clique aqui e conheça um pouco mais dos nossos serviços focados na gestão de campanhas de mídia online simplificadas e comece a melhorar seus resultados.
Até breve!